Descoloração


A descoloração é um processo feito antes da coloração. O descolorante serve para tirar o pigmento natural dos fios, ajudando a penetração da tinta no cabelo, fazendo com que a coloração dure mais tempo. A descoloração mal feita pode resultar em danos graves nas madeixas e ainda maior quando é referente à cabelos que contém alisante, hene, permanente, relaxamento, hená, etc. Quando uma pessoa fala que os cabelos precisam, ou é melhor que eles estejam sujos para descolorir e colorir, é verdade. Os cabelos tem o seu óleo natural e quando sujos liberam esse óleo que sai do coro cabeludo, com isso proteje os fios e evita os maiores danos da descoloração e coloração.
Como o site é referente aos scenes, vocês conhecem, ou já viram scenes que tem mechas descoloridas e pintadas na maioria dos casos com tintas vegetais conhecidas como: Special Effects, Manic Panic, Jeans Color.

Para descolorir um cabelo é preciso de:

- Pó descolorante (branco ou azul*)

  • Descolorante Tradicional: Descolore os cabelos normalmente.
  • Pó azul: Descolore eliminando a maioria dos tons amarelados do cabelo, é bom para quem vai colorir de cores pastéis, ou pintar o cabelo de loiro cinza, ou loiro claríssimo.
  • Sem amônia: Não danifica tanto o cabelo, não tendo amônia é ideal para os cabelo que foram descoloridos a pouco tempo mas o resultado não foi aquele esperado. (Também possui aqueles descolorantes sem amônia e com querantina, são excelentes.)

- Água oxigenada (volume 10, 20, 30, 40*)

  • 10 volumes é próprio para quem tem os cabelos brancos, grisalhos que desejam tingir com tintas que não tem base de água oxigenada (Jeans Color, Manic Panic, Special Effects). Este produto só abre as cutículas do cabelo, para que a tinta fixe no mesmo, não clareando o cabelo. Clareia um tom.
  • 20 volumes é próprio para quem tem os cabelos loiros médio ou castanhos claro, tornando o cabelo loiro claro ou caramelo. Clareia de um a dois tons.
  • 30 volumes é próprio para quem tem os cabelos castanhos médio ou escuro, às vezes é preciso fazer duas aplicações, até mesmo em cabelos pretos se o resultado procurado não for um loiro tão claro. Clareia de dois a três tons.
  • 40 volumes é próprio para quem tem cabelos pretos, às vezes é preciso mais de uma aplicação, só que seu cabelo só poderá sofrer a segunda aplicação depois de dias ou semana(s). Clareia de três a quatro tons.

- Pincel de tintura;
- Recipiente não metálico;
- Luvas Cirúrgicas;
- Silicone/Pomada para os cabelos;
- Prendedores de plástico;
- Pente de cabo fino; - Toalha que possa manchar.

Modo de preparo:

- Cabelo e pele:
Para descolorir o cabelo o primeiro passo é dividir o cabelo em quarto partes, embora ele for curto, grosso, cheio, é em quatro partes! ( uma linha horizontal de orelha à orelha e uma linha vertical no centro da cabeça, dividindo o cabelo ao meio) Prenda de uma forma que não vá cair por cima de cada mecha serapada, pois isso ajuda bastante na descoloração.
Com o silicone ou a pomada passe na testa, orelha, nuca e pescoço, isso protejerá sua pele do descolorante e mancha indesejavéis na coloração.

- Descolorante:
Com a água oxigenada, misture uma parte do pó descolorante. Recomendado não fazer muito pois, depois de 40 minutos o descolorante perde o efeito , então faça pouco e vá refazendo quando necessário.
Coloque a luva nas mãos e a toalha em volta do pescoço.

Aplicação:

- Cabelos virgens:
Quando se vai descolorir um cabelo virgem é preciso começar a passar dois dedos abaixo da raíz, começando pela nuca e indo até a parte de cima não esquecendo de passar em todo o comprimento dos fios. Deixe agir no máximo 40 minutos, depois de 40 minutos o descolorante perde todo seu efeito e continua prejudicando o cabelo sem a ação de descolorir. Repita o processo na raíz, deixando agir também no máximo 40 minutos. Nos cabelos virgens, a descoloração age mais rápido, facilitando então sua descoloração (com exceção dos cabelos naturalmente pretos) . Depois da realização do processo e do tempo passado, você enxagüa, e antes de passar a tinta, passe o shampoo anti-resíduos, somente depois passe a tinta. Lembrando que você DEVE passar a tinta depois da descoloração, pois a descoloração abre as cutículas do seu cabelo, deixando-o fino e fraco, com a tinta essas cutículas se selam deixando os cabelos saudáveis. Todas as tintas testadas e aprovadas que estão disponíveis para a compra, contém essa substância, cuja finalidade é fechar as cutículas (com exceção dos produtos alternativos usados para tingir o cabelo, pois a finalidade deles não é tingir os fios, portanto não possuem o composto químico necessário para selar essas cutículas).

- Retoque de raíz: Separando em mechas, deve-se descolorir toda a ráiz do cabelo começando pela nuca, e esperar no máximo 40 minutos com o produto no cabelo.


Soap Cap:
O soap cap é usado mais para quem tem cores fantasia no cabelo e quer muda-los. Esse produto é uma mistura de shampoo anti-resíduo, água oxigenada e pó descolorante. Sua textura deve ficar cremosa e as partes iguais dos três ingredientes. Esse produto não funciona em cabelos tingidos com tintas permanentes!

Esse post eu vi aqui.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Flávia disse...

Bom eu descolori o meu e vitou um lixo, ai pintei de loiro carissimo e detestei, agora tenho que esperar até voltar o normal :(

http://hoteice.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails